No ano de 2010 desenvolvemos o Projeto Monitores Mirins, no qual as crianças do 3° estágio (6 anos) auxiliavam as crianças do 1° estágio (3 e 4 anos) durante as aulas de informática. Uma proposta que deu muito certo, as crianças se sentiram valorizadas em poder ajudar o colega e foi possível reconhecer mais avanços entre as crianças menores, dado o fato de que dispunhamos de mais pessoas para auxiliá-los em suas dificuldades.
Encontrei este software livre, com um conjunto de jogos educativos interessantes, destinados principalmente para crianças em fase inicial de alfabetização e iniciação a exploração do computador. Disponível em vários idiomas inclusive o português, e com grau de dificuldade crescente que serve bem ao desenvolvimento das crianças. Vale a pena fazer o download, brincar e aprender.
Desenvolvemos este projeto no final de 2010 e achei interessante postar aqui o resultado final. Este trabalho iniciou-se com a leitura do livro "Tudo bem ser diferente" do autor Todd Parr, com a visualização do livro em slides reproduzidos no telão.
Após a leitura fizemos uma roda de conversa sobre o livro, e na sequência foi proposto o registro da história no editor de desenho Paint Brush, em que cada criança desenhou a si e um amigo enfatizando as diferenças entre ambos.
Num terceiro momento, utilizando o microfone as crianças responderam espontaneamente a pergunta: "Eu sou diferente por quê?", trabalhando a linguagem oral e corporal, além de questões de gênero e diversidade.
Para finalizar esta sequência, tiramos fotos uns dos outros (as crianças também participam deste momento manuseando a máquina digital e registrando fotografias dos colegas), depois juntamos tudo nesta divertida adaptação e utilizando o Power Point criamos o nosso livro virtual com direito a efeitos especiais.
As crianças adoraram se ver no livro virtual e reconhecer seus colegas, tive que repetir diversas versas a apresentação para contemplar os pedidos de bis.