Neste ano participei de dois cursos que exploraram o fomento ao comportamento leitor na Educação Infantil. No primeiro semestre o curso Rede em Rede - Programa de Formação Continuada - PMSP, propôs um olhar mais atento do professor na formação das crianças enquanto leitores e como isso se dá desde a apresentação do livro até atividades relacionadas a leitura.
Deste curso, formalizou-se o Projeto: "Contar, Recontar e Registrar História - com o clássico João e o pé de feijão".
Acompanhe apresentação do projeto
Ao final deste semestre no Curso: Ciranda de Mídias, oferecido pela Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro - PMSP. Foram realizados encontros produtivos com reflexões sobre novas formas de pensar e planejar uma sequência didática integrando as mídias às diferentes linguagens.
Durante o curso produzimos atividades que foram pensadas dentro de uma perspectiva de avaliação por Rubricas (Ler artigo "Usando rubricas para desenvolver o raciocínio e a aprendizagem") de Heidi Goodrich Andrade. Um desafio instigante que nos permitiu fazer reflexões sobre o ato de planejar e avaliar.
Desta participação, surgiu a proposta: "Era uma vez... click"- Clássico Pinóquio, uma segunda atividade envolvendo as mídias e as narrativas infantis, só que desta vez pensada sobre a ótica da Rubrica.
Acompanhe apresentação do projeto
Espero contribuir com estas sugestões de atividades no campo da literatura infantil e linguagem midiática, e que as mesmas possam se refazer a partir da criatividade e reflexão de cada um de vocês.
Um abraço!
Daniela F. Costa