segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Cursos e Produções em Mídias e Literatura Infantil

      Neste ano participei de dois cursos que exploraram  o fomento ao comportamento leitor na Educação Infantil. No primeiro semestre o curso Rede em Rede - Programa de Formação Continuada - PMSP,  propôs um olhar mais atento do professor na formação das crianças enquanto leitores e como isso se dá desde a apresentação do livro até atividades relacionadas a leitura.
     Deste curso, formalizou-se o Projeto: "Contar, Recontar e Registrar História - com o clássico João e o pé de feijão".

Acompanhe apresentação do projeto



       Ao final deste semestre no Curso: Ciranda de Mídias, oferecido pela Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro - PMSP. Foram realizados encontros produtivos com  reflexões sobre novas formas de pensar e planejar uma sequência didática integrando as mídias às diferentes linguagens.
      Durante o curso produzimos atividades que foram pensadas dentro de uma perspectiva de avaliação por Rubricas (Ler artigo "Usando rubricas para desenvolver o raciocínio e a aprendizagem") de Heidi Goodrich Andrade. Um desafio instigante que nos permitiu fazer reflexões sobre o ato de planejar e avaliar.
      Desta participação, surgiu a proposta: "Era uma vez... click"- Clássico Pinóquio, uma segunda  atividade envolvendo as mídias e as narrativas infantis, só que desta vez pensada sobre a ótica da Rubrica.



      Acompanhe apresentação do projeto
      

        Espero contribuir com estas sugestões de atividades no campo da literatura infantil e linguagem midiática, e que as mesmas possam se refazer a partir da criatividade e reflexão de cada um de vocês.

Um abraço!
Daniela F. Costa

 

2 comentários:

  1. Daniela, achei seu blog e fiquei super entusiasmada com o seu trabalho, para o ano de 2012 vou tb fazer o mesmo que vc, só que estou meio sem chão sem saber por onde começar, pois será a primeira vez que os alunos de 4 e 5 anos terão acesso com os computadores na escola, se vc puder me ajudar dando umas dicas de como começar o que trabalhar com eles na sala de informática, rsrs espero com alegria suas dicas...
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Olá Márcia, desculpe-me pela demora. Fico contente que tenha gostado do Blog ele é fruto de desafios e experiências vividas no laboratório e das trocas com outros colegas. Atendo esta faixa etária também, dê uma olhada aqui mesmo no Blog nas postagens anteriores onde disponibilizo uma apresentação em Power Point para as primeiras aulas e também um jogo elaborado na plataforma Jclic que auxilia nestes primeiros dias.
    Outra sugestão é software Gcompris (http://gcompris.net/-pt-br)que apresenta uma variedade de jogos interessantes para este primeiro contato da criança com o computador e seus periféricos.

    Boa sorte e continue postando suas experiências aqui no Blog.

    Um abraço!
    Daniela F. Costa

    ResponderExcluir