terça-feira, 16 de novembro de 2010

CLICANDO E BRINCANDO COM O NOME

       Atendendo a um desafio, realizamos esta atividade com uma turma de 2° estágio (5 anos), com o objetivo de  promover o desenvolvimento da leitura e escrita das crianças utilizando as mídias, enquanto meio de captação das imagens com a máquina fotográfica digital feito pelas próprias crianças e no desenvolvimento do jogo no computador.

       Todo o processo se deu da seguinte maneira:

• As crianças instruídas pela professora registram uma fotografia do colega de classe e também posam para o colega , explorando a máquina fotográfica;
  
   
• As fotos registradas pelas crianças são organizadas em vídeo para apreciação das mesmas;

• Após esta etapa as fotos registradas pelas crianças serão inseridas num jogo;

• Num terceiro momento as crianças brincaram com o jogo no computador.


      Foi uma experiência muito interessante, as crianças ficaram contentes pois conseguiram montar os nomes dos colegas, da professora e da própria criança, foi mais fácil do que usar o lápis e o papel, através do lúdico aprenderam a escrita dos nomes.

Faça o download do Jogo e monte para sua turma:


Um abraço!
Daniela F. Costa

CONTOS DE FADA: BRANCA DE NEVE

Diante do calendário festivo e rico de feriados deste mês de Outubro, só foi possível desenvolver dois Contos de Fada: Chapeuzinho Vermelho e agora a Branca de Neve e os Sete Anões.
        Como já havia utilizado o vídeo com a animação da história da Chapeuzinho Vermelho, desta vez optei por utilizar uma apresentação das imagens que compõe a história da Branca de Neve, para que fosse possível durante a aula, exibir as cenas da história e ir compondo a mesma junto às crianças. Foi muito interessante, a maioria deles já conheciam a mesma e fomos a cada turma criando e recriando a história.
        Para sistematizar o conto, as crianças brincaram com o Jogo da Branca de Neve e os Sete Anões, desenvolvido na plataforma Jclic, o qual dispõe de atividades de:
  • Quebra - cabeça;
  • Jogo da memória;
  • Organizar a escrita do nome dos 7 anões;
  • Organizar as cenas da história;
  • Ligar som ao personagem;
  • Reescrever o nome dos personagens;
  • Preencher os espaços vazios da imagem;
  • Caça-palavras;
  • Jogo das sombras.

Façam o download do Jogo da Branca de Neve:

1° e 2° estágio:

   http://migre.me/2giAo

3° estágio:

   http://migre.me/2gji5

História da Branca de Neve e os Sete Anões:

Veja: http://migre.me/2ghMV

OBSERVAÇÃO: Para executar o jogo é necessário ter instalado em seu computado o software Jclic e a partir de então abrir o jogo.

Um abraço!
Daniela F. Costa