terça-feira, 16 de novembro de 2010

CLICANDO E BRINCANDO COM O NOME

       Atendendo a um desafio, realizamos esta atividade com uma turma de 2° estágio (5 anos), com o objetivo de  promover o desenvolvimento da leitura e escrita das crianças utilizando as mídias, enquanto meio de captação das imagens com a máquina fotográfica digital feito pelas próprias crianças e no desenvolvimento do jogo no computador.

       Todo o processo se deu da seguinte maneira:

• As crianças instruídas pela professora registram uma fotografia do colega de classe e também posam para o colega , explorando a máquina fotográfica;
  
   
• As fotos registradas pelas crianças são organizadas em vídeo para apreciação das mesmas;

• Após esta etapa as fotos registradas pelas crianças serão inseridas num jogo;

• Num terceiro momento as crianças brincaram com o jogo no computador.


      Foi uma experiência muito interessante, as crianças ficaram contentes pois conseguiram montar os nomes dos colegas, da professora e da própria criança, foi mais fácil do que usar o lápis e o papel, através do lúdico aprenderam a escrita dos nomes.

Faça o download do Jogo e monte para sua turma:


Um abraço!
Daniela F. Costa

2 comentários:

  1. Olá!
    Dany, tudo bem?
    Estou procurando atividades diferenciadas para meus alunos, e me ineteressei pelos seus post.
    Como você aprendeu a usar o jclik? Eu baixei, mas não consigo utilizá-lo. Tem uns downloads seus que não consigo fazer, acho que não esta liberado para o público.
    Tenho um site: www.infokids.com.br
    Sinta-se a vontade em explorá-lo.
    Forte abraço
    Alessandra

    ResponderExcluir
  2. Olá Alessandra,

    Então, eu aprendi a utilizar o Jclic explorando o programa, baixei o manual dele também e assisti alguns vídeos tutoriais no Youtube que me ajudaram neste processo Mas nada como "colocar a mão na massa" e planejar as suas atividades utilizando este ótimo recurso. Os jogos que desenvolvi estão publicados no 4shared para ter acesso e fazer o download é necessário realizar um cadastro no site.
    Vou visitar o seu site e podemos trocar ideias.
    Abraços,
    Dani

    ResponderExcluir