sexta-feira, 8 de julho de 2011

Mídias na Sala de Aula

         Nesta semana revivi os tempos de sala de aula, quando fui solicitada para ficar com uma turminha do Infantil I (4 e 5 anos de idade), diante da ausência da professora.
        Como fui avisada com antecedência cheguei em casa e fui planejar uma atividade para o dia seguinte. E como estou a 4 anos no laboratório de informática desenvolvendo projetos com as mídias na escola, não consegui me desvencilhar tão rapidamente das mídias mesmo ao pensar uma proposta para sala de aula.
       Pensei então em utilizar o que teria de disponível na sala de aula: o rádio e planejei a aula em cima deste recurso midiático. O desenvolvimento desta atividade foi tão interessante e prazeroso para as crianças, que resolvi compartilhar com vocês. Então vamos à aula:

1. Preparei um CD de áudio contendo faixas com sons (estilo vinheta) de vários gêneros: sons de animais, objetos, veículos;

2. Selecionei 16 sons para audição das crianças;

3. Distribui folhas de sulfite e solicitei que escrevessem o nome na folha;

4. Coloquei o som, eles ouviram atentamente e em silêncio sem distinguir oralmente o que ouviam, fizeram desenhos na folha aleatoriamente, de acordo com o que ouviram;

5. Durante o desenvolvimento da atividade as crianças permaneceram em silêncio, atentas e ansiosas pelo próximo som e como o representariam na folha;

6. Salientando que para cada som, destinei um minuto de pausa para o registro do som no desenho;

7. Ao final, ouvimos o CD destacando os sons oralmente, e depois com o desenho em mãos fui questionando-os individualmente sobre o que haviam desenhado.

        Digitalizei alguns desenhos para apresentar a proposta neste Power Point, observem como as crianças foram criativas e como podemos avaliar o desenvolvimento do registro infantil utilizando as mídias.


Downloads



Um abraço!
Daniela F. Costa